sábado, 30 de maio de 2015

Fui salvo pela regra!!!

Date: Fri, 1 May 2015 22:52:10 -0300
Subject: Re: Consulta sobre arbitragem
From: bento1306@gmail.com
To: emidiosantana@hotmail.com
Boa noite! AI Bento
 Num torneio rápido que organizei hoje, dia 1º de Maio 2015, aconteceu o seguinte fato.
Jogavam Anderson Diego x Maciel Carvalho. A bandeira do relógio de Maciel caiu, e imediatamente ele alegou que o relógio estava com defeito. Anderson chamou a presença do árbitro, para dar uma solução para o caso, Chegando até mesa o árbitro optou pela continuação da partida com outro relógio. A decisão  não foi aceita por Anderson que reivindicava a sua vitória alegando que tinha ganho a partida no tempo. Vale salientar que Anderson ainda contava na partida com o seu Rei e dois peões. Maciel afirmou que daria mate em 5 lances.
Anderson insatisfeito com o veredicto do árbitro desarrumou as peças dizendo que não aceitaria a derrota, solicitando uma comissão julgadora, a qual  tinha sido composta no início da competição para resolver alguns problemas de difícil solução.
A referida junta com três componentes decidiu pela vitória de Anderson, por entender que a bandeira do relógio de  Maciel havia caído, e que a alegação do mesmo não procedia em relação ao defeito, por entender que tal problema teria que ser detectado no início da partida..
PERGUNTA-SE:
A DECISÃO DA JUNTA FOI CORRETA?
Ficarei grato pelo sua atenção.
Att.

Emidio Santana

O arbitro Internacional Bento afirmou:
Date: Fri, 1 May 2015 20:38:45 -0300
Subject: Re: Consulta sobre arbitragem
From:
 bento1306@gmail.com
To:
 emidiosantana@hotmail.com

Boa noite Emídio

Conforme o apêndice A da lei do Xadrez, o árbitro deveria ter decretado a vitória do jogador Anderson (motivo: queda de seta do jogador Maciel)
Faltou espírito esportivo ao Maciel: alegar perda da partida por defeito do relógio não tem cabimento. Por que não reclamou antes?
Não há respaldo para a decisão do árbitro de optar pela continuação de uma partida terminada.
Comissão de Apelação só é instalada em competição de Xadrez STD (não existe em RPD e BLZ).

atenciosamente
Bento 

Um comentário:

  1. Esse resposta de Bento eu tinha dito no dia do evento,o jogador deve examinar o relógio antes do inicio da partida,principalmente os analógicos.agora deixar isso quando cai a seta ,ja foi.

    bom dia

    ResponderExcluir