VAMOS APRENDER A JOGAR XADREZ
O
jogo de xadrez não é difícil de se jogar. Basta tão prestar atenção nas
noções elementares. Você nunca será muito jovem ou tão velho para
aprender. Todos os Mestres aprendem a jogar xadrez a partir dos 6
anos de idade!!!
A
nossa intenção é popularizar este esporte, que vem crescendo muito em nossa
região. Por isso tentaremos mostrar de maneira lúdica, para o xadrez
chegar à todas as idades, bem como a todas classes sociais.
Vejamos
como é fácil!
I
- TABULEIRO E PEÇAS
O
xadrez é jogado por duas pessoas alternadamente, em um tabuleiro contendo 64
casas, sendo 32 brancas (claras) e 32 pretas (escuras), cabendo ao primeiro
lance da partida para quem estiver jogará com as peças brancas. O
objetivo é dar XEQUE MATE.Veja no diagrama, a
colocação das peças, ficando atento para os seguintes detalhes:
§ A casa angular (do
canto) de cor branca terá que ficar obrigatoriamente do teu lado direito.
§ A dama branca
ficará na casa branca e a dama preta na casa preta.
II
- MOVIMENTOS DAS PEÇAS
Cada
peça obedecendo um movimento específico; a saber:
§ A torre
movimenta-se na vertical e horizontal
§ O bispo nas
diagonais
§ A dama na vertical,
horizontal e diagonal
§ O rei movimenta-se,
somente uma casa
§ O peão movimenta-se
uma casa para frente. Na posição inicial pode optar para duas casas. Depois só
uma casa, sempre para frente.
§ O cavalo
movimenta-se em L (ele).
Obs. Qualquer peça pode retroceder,
menos o peão. Vejam nos diagramas abaixo.
VALORES DE CADA PEÇA
Cada
peça possui um valor quantitativo relativo. Com a noção dos valores, você
saberá direcionar melhor o seu jogo(veja figura 1).
CAPTURAS
São
feitas de acordo com o movimento de cada peça. A peça que captura fica no
lugar da capturada. Qualquer peça pode ser capturada, com exceção do Rei. A
única peça que captura diferenciada das outras, é o peão. Ele faz uma captura
em diagonal, com limite de uma casa. As capturas não são
obrigatórias. (veja figura 2)
XEQUE
É
um ataque direto ao Rei, onde existem três opções de saída, de acordo com o
momento do jogo: (veja figura 2)
q Movendo com o Rei
para uma casa segura.
q Colocando uma peça
entre o atacante e o Rei.
q Capturando o
atacante.
Importante:
q É obrigatório sair
de um xeque.
q O Rei não pode se
colocar em xeque.
XEQUE
MATE
É um ataque onde o rei não tem saída. Uma partida poderá chegar ao seu final, independente de acontecer um Mate. Um dos concorrentes em desvantagem, ameaçado de mate em poucos lances, poderá derrubar Rei. Para os iniciantes aconselhamos conduzir o combate até o seu final.(veja figura 2)
É um ataque onde o rei não tem saída. Uma partida poderá chegar ao seu final, independente de acontecer um Mate. Um dos concorrentes em desvantagem, ameaçado de mate em poucos lances, poderá derrubar Rei. Para os iniciantes aconselhamos conduzir o combate até o seu final.(veja figura 2)
MOVIMENTOS EXTRAORDINÁRIOS
q O R- ROQUE
q O E -O EM PASSANT( À
PASSAGEM)
q A P -PROMOÇÃO
ROQUE
É um movimento simultâneo entre o Rei e a Torre, cujo objetivo é dar
mais proteção ao Rei.
Existem dois tipos de roques: pequeno (na ala ro Rei) e o grande (na ala da dama)
Existem dois tipos de roques: pequeno (na ala ro Rei) e o grande (na ala da dama)
Condições
para se fazer o Roque:
q O espaço entre o
rei e a torre terá que estar livre.
q Não será permitido
fazer o roque, quando estiver em Xeque.
q O Rei não poderá se
colocar em xeque;
q O Rei não deverá
passar por uma casa atacada.
q Se o Rei já tinha
feito um movimento antes, o roque será impossível.
q Acontecerá o mesmo
se as duas torres tiverem sido movimentadas antes.
Vamos fazer o
roque:
Movimenta-se
duas casas lateralmente com o Rei e passa a Torre por cima, ao mesmo tempo.
Esta jogada equivale a um lance. Obs.Retiramos todas as peças do tabuleiro para
você visualizar melhor o movimento.
Veja logo abaixo, como você executa um roque:
Veja logo abaixo, como você executa um roque:
PROMOÇÃO
Quando um peão chega na última fila (8ª), é promovido, podendo o jogador escolher qualquer peça, que esteja fora do jogo, em lugar do mesmo, com exceção do Rei. Você poderá possuir até 8 (oito) damas, se os 8 (oito) peões promoverem. Isto é uma teoria, pois na prática, é impossível de acontecer.
EN PASSANT
É um movimento
feito exclusivo entre peão x peão. Preste
bem atenção aos movimentos mecânicos do en passant:
REGRAS BÁSICAS
q Cumprimente seu
adversário antes e depois de uma partida.
q Para arrumar
algumas peças dentro do jogo, terá que pedir licença ao seu adversário.
q Se você tocar numa
peça, será obrigado a jogar com a mesma. Pense bem, antes de
realizar um lance.
q Uma vitória terá
direito a 1 (um) ponto. Um empate 0,5 ou ½ (meio) ponto e
uma derrota 0 (zero).
ETAPAS DE UMA PARTIDA
Uma partida de xadrez é dividida em 3
atos: Abertura, Meio Jogo e Final. Os iniciantes no xadrez, devem
seguir as regras elementares, que passamos seguindo os princípios básicos.
Abordaremos agora temas de
combinações táticas que facilitará o seu desempenho diante de uma situação de
jogo.
Elementos da Combinação
O enxadrista tem toda a liberdade de
orientar o jogo à sua vontade. A dependência é só das leis do jogo, e livrar o
rei de um xeque; A combinação desempenha papel básico no xadrez que é limitar
as jogadas do adversário.
A finalidade é restringir,
obrigando-o a realizar lances únicos ou praticamente forçados. Conseguir.
Enfim, seja em ataque direto de mate, seja uma vantagem material suficiente
para o ganho.
1
Jogo de Combinação e Jogo de Posição
A combinação – surge como
conseqüência lógica de uma melhor distribuição de peças, a qual é atingida
graças ao desenvolvimento de um jogo de posição. Ela secundária.
Jogo de Posição – é aquele
em que se procura alcançar para as peças, uma boa colocação, e, uma
vez obtida a melhor maneira de utilizá-la. Trabalha-se com debilidades do
adversário. É primordial;
Estratégia
- é divisar uma debilidade, ou, distingui-la à medida que vai se formando.
Técnica
– é a exploração da debilidade (Jogo Posicional)
Tática
– é a procura, o descobrimento e a execução da combina(Jogo de
Combinação)
A
estratégia e tática requerem talento acima de tudo; a técnica exige constância
e tenacidade.
É certo que você tem que ter um bom conhecimento tático, mas o grande jogador é aquele entende o Jogo Posicional.
VAMOS APRIMORAR O SEU
JOGO
Vocês estão vendo que é fácil jogar
xadrez. Como é uma fonte inesgotável de estudos; para aqueles que
querem se dedicar , tem que recorrer aos livros para se
aprimorarem, já que os temas são vastos e o nosso espaço é limitado para
passarmos com mais amplitude. Aconselhamos adquirirem o livro “Xadrez
Básico” autor Orfeu D’ Agostini da editora Ediouro. Com certeza é o
melhor livro editado em português. Ele dará um grande auxílio para
você ser um campeão.
PROFESSOR ANDERSON DIEGO
PROFESSOR ANDERSON DIEGO
Parabéns! Muito didático!
ResponderExcluir