domingo, 26 de julho de 2015

O Xadrez é prazeroso para todos

                                        José Sávio
                   José Savio e Dr. Tilemon na premiação

Estou fazendo três anos, como professor de Xadrez no Projeto CEMAM, com intenção de usar o jogo como ferramenta de inclusão social pedagógica para as crianças e jovens que contemplam esse Projeto.  

Falando do 9° torneio do Ministério Público de Pernambuco que aconteceu sábado 25 de julho 2015, me fez entender o verdadeiro valor de ser um educador, pois no CEMAM meu maior objetivo é formar cidadãos para o mundo e eles vão melhorando gradativamente o comportamento em casa, no rendimento escolar e gostando tanto desse esporte que vão multiplicando vitórias, sendo a nova geração do Xadrez na cidade de Petrolina-PE. No torneio teve a participação de vários enxadristas, onde meus alunos ganharam três troféus de campeão nas suas categorias, onde um jogador me fez cair lágrimas de orgulho de estar nessa profissão. O aluno José Sávio que tem apenas 11 anos de idade, que é estudante da Escola Professora Eliete Araujo na qual tive o prazer de trabalhar no projeto Federal 2° Tempo. Sávio tem problemas cerebrais e sofre de dislexia.  Para uma criança que têm dislexia dificilmente memoriza movimentos, valores, lances e as peças do jogo. Mas nem por isso foi empecilho para ele jogar no torneio, pois pude ver algumas partidas dele e vi que tem capacidade de jogar esse jogo tão fascinante que só vai ajudá-lo no seu desenvolvimento cognitivo.

Ele fez do jogo de Xadrez um prazeroso divertimento para fazer amizades, socializar e o mais importante se divertindo com as outras crianças. Para mim mesmo não sendo meu aluno foi o jogador magnífico do evento, pois jogou todas as partidas e mesmo perdendo, saía sempre do tabuleiro com um sorriso maravilhoso de um vencedor e colocando em Xeque aquelas pessoas que falam que nunca vão conseguir jogar ou fazer algo diferente nas suas vidas.

E por isso agradeço a Deus de ser um Professor!!!!  

Anderson Diego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário