sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Novas regras...

A FIDE – Federação Internacional de Xadrez, homologou as novas alterações na Lei do jogo de Xadrez, alterações estas que já estão valendo desde o dia 01 de julho de 2014. Confira abaixo quais serão as principais mudanças na Lei:

" O árbitro poderá interferir em casos que antes não poderiam em provas de Xadrez rápido e relâmpago."
Com esta alteração, o árbitro poderá acusar queda de seta nestas provas (antes o jogador deveria avisar a queda). Também poderá acusar lance impossível. 

"Na modalidade xadrez rápido, o jogador perderá sua partida ao conter apenas um lance impossível." 
Agora a atenção dos jogadores terá que ser redobrada nestas provas, pois antigamente o jogador teria que cometer três lances impossíveis para perder a partida.

"Na modalidade de Xadrez convencional, o jogador perderá sua partida ao cometer dois lances impossíveis".
Assim como as modalidades de rápido e relâmpago, a alteração dessa regra afetará principalmente torneios de categorias, torneios estes aonde ocorrem a maioria dos lances ilegais no Xadrez.

"O tempo do Xadrez rápido e do Xadrez blitz( relâmpago) foi alterado. Agora uma partida de Xadrez blitz é caracterizado pelo tempo de até 10 minutos( antes era 15 minutos). Já o Xadrez rápido começará com 10 minutos e 1 segundo e inferior a 60 minutos( Antes era de 15 minutos e 1 segundo a 60 minutos)."
Com esta alteração nos tempos dessas provas, com certeza surgirão novos formatos de torneios, o que vai privilegiar aqueles jogadores que costuma jogar apenas nos finais de semana.

"Poderá ter apelações contra o árbitro e suas decisões"
Desde que não tenha nada especificado no regulamento da competição, um jogador poderá entrar com recurso contra uma decisão ou atitude da arbitragem, mesmo se ele já tiver entrega a planilha assinada. Isto abrirá muitos precedentes e poderemos ver uma enxorada de apelações em torneios mundo afora. Entretanto, forçará os árbitros a tomarem as melhores decisões, para que ninguém tente entrar com recurso em uma situação já perdida.
"9.6 Se uma ou ambas das hipóteses abaixo ocorrer(em) então a partida está empatada:
a. a mesma posição apareceu, conforme em 9.2, pelo menos por cinco lances consecutivo ou alternados por cada jogador.
b. qualquer série consecutiva de 75 lances tenha sido completada por ambos os jogadores sem qualquer movimento de peão e captura. Se o último lance for xeque-mate, este deve te precedência.".
Isso acabará com os famosos lances para enrolar e tentar vencer por tempo.
“11.3.b- Durante a partida, é proibido ao jogador portar celular e/ou outro meio eletrônico de comunicação no ambiente de jogo. Se é evidente que o jogador trouxe tais equipamentos eletrônicos para ambiente de jogo, deverá perder a partida. O oponente deverá vencer. O regulamento de uma competição pode especificar penalidade diferente, menos severa. O árbitro pode solicitar ao jogador que permita a revista de suas roupas, bolsas outros itens pessoais a serem inspecionados, em revista privada. O arbitro ou pessoa do mesmo gênero do jogador, autorizada pelo árbitro, deverá revistar o jogador. Se o jogador recusar-se a cooperar com estas obrigações, o árbitro poderá tomar medidas de acordo com o disposto no artigo 12.9.”
Talvez a mais severa das mudanças, pois, se um  jogador chegar a sua mesa, iniciar a partida e for comprovado que está portando um celular, tablet, mp3, perderá a partida automaticamente, mesmo se o aparelho não esteja ligado. Mas isto só vale se não tiver nenhuma ressalva feira no regulamento da competição.
TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS
TRADUÇÃO DO AI ANTÔNIO BENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário