domingo, 26 de julho de 2015

O Xadrez é prazeroso para todos

                                        José Sávio
                   José Savio e Dr. Tilemon na premiação

Estou fazendo três anos, como professor de Xadrez no Projeto CEMAM, com intenção de usar o jogo como ferramenta de inclusão social pedagógica para as crianças e jovens que contemplam esse Projeto.  

Falando do 9° torneio do Ministério Público de Pernambuco que aconteceu sábado 25 de julho 2015, me fez entender o verdadeiro valor de ser um educador, pois no CEMAM meu maior objetivo é formar cidadãos para o mundo e eles vão melhorando gradativamente o comportamento em casa, no rendimento escolar e gostando tanto desse esporte que vão multiplicando vitórias, sendo a nova geração do Xadrez na cidade de Petrolina-PE. No torneio teve a participação de vários enxadristas, onde meus alunos ganharam três troféus de campeão nas suas categorias, onde um jogador me fez cair lágrimas de orgulho de estar nessa profissão. O aluno José Sávio que tem apenas 11 anos de idade, que é estudante da Escola Professora Eliete Araujo na qual tive o prazer de trabalhar no projeto Federal 2° Tempo. Sávio tem problemas cerebrais e sofre de dislexia.  Para uma criança que têm dislexia dificilmente memoriza movimentos, valores, lances e as peças do jogo. Mas nem por isso foi empecilho para ele jogar no torneio, pois pude ver algumas partidas dele e vi que tem capacidade de jogar esse jogo tão fascinante que só vai ajudá-lo no seu desenvolvimento cognitivo.

Ele fez do jogo de Xadrez um prazeroso divertimento para fazer amizades, socializar e o mais importante se divertindo com as outras crianças. Para mim mesmo não sendo meu aluno foi o jogador magnífico do evento, pois jogou todas as partidas e mesmo perdendo, saía sempre do tabuleiro com um sorriso maravilhoso de um vencedor e colocando em Xeque aquelas pessoas que falam que nunca vão conseguir jogar ou fazer algo diferente nas suas vidas.

E por isso agradeço a Deus de ser um Professor!!!!  

Anderson Diego.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

9º Torneio de Xadrez da Associação do MP - PE

Com o objetivo de massificar o xadrez em Petrolina, acontece no próximo sábado (25), a 9ª edição do Torneio de Xadrez da Associação do Ministério Público de Pernambuco. O evento que começa às 14 horas, na quadra poliesportiva do colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina está com inscrições abertas. 
Campeonato de xadrez promete reunir atletas de 40 estados (Foto: Fernanda Bonilha)Campeonato de xadrez deve reunir cerca de 80 enxadristas de Petrolina e região (Foto: Fernanda Bonilha)
Ao todo são 80 vagas disponíveis para pessoas entre seis e 16 anos de idade, que devem competir em cinco categorias no masculino e feminino. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento ou até as vagas serem preenchidas. 
Os interessados em participar devem entrar em contato com a organização do evento através do e-mail emidiosantana@hotmail.com ou do telefone (87)98878-0559.
Os primeiros colocados em cada categoria recebe premiação. Os vencedores ganham troféu e relógio de xadrez, os segundos e terceiros lugares recebem medalha e jogos de peças. Todos os participantes da categoria Sub 8 recebem medalha de participação.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Fica aí a dica para as férias??!!!

No dia 25 de julho de 2015, acontecerá o 9° Torneio de Xadrez do Ministério Público/PE. A competição será organizada pelo o professor Emídio José. Ainda teremos o apoio do honroso Dr. Tilemon, o mesmo tem sido uma das pessoas renomadas que mais apoiam os enxadristas na cidade, principalmente jovens e crianças para a sua melhora no convívio social.

O evento enxadrístico será nas férias escolares e como dica de divertimento. “Brincadeira com o jogo estratégico”, onde terá a maior premiação de todos os tempos para jovens e crianças, com os campeões das categorias ganharão um relógio de Xadrez.

As inscrições ou maiores informações deverão ser solicitadas ao email do professor Emídio José: emidiosantana@hotmail.com

Fica aí a dica.

Anderson Diego.

terça-feira, 7 de julho de 2015

Graduado em Educação Física

                            Enxadrista Formado
                             Graduado em Educação Física
 Turma B Petrolina/Juazeiro de Licenciatura em Educação Física

Obrigado meu Deus por momentos únicos que levaremos de bagagem para nossa vida profissional, possivelmente não diríamos tudo o que pensamos, mas definitivamente pensaríamos em tudo o que dissemos. Por tanto, pensando no que dissemos, fizemos e sentimos, percebemos que os momentos de história que realizamos juntos foram mais grandiosos do que pequenos. Trabalhamos, mas também rimos muito, e podemos dizer que hoje tudo foi maravilhoso. Agora vestimos a farda de bons educadores que vamos repassar nossos conhecimentos para crianças que só querem divertimentos com conhecimento na melhor aula do mundo, a de EDUCAÇÃO FÍSICA!

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Petrolina é pódio em Salvador

                                          Equipe Campeã
                   Pedro Porto Campeão Geral do evento
                                          Local das partidas
Foi realizado em Salvador/BA, quarta-feira dia 01 de julho 2015 a competição de Xadrez do XXX Jogos Nordestão Salesiano, onde o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora estava representando a cidade de Petrolina/PE no evento. A cerimônia de abertura foi na belíssima Arena Fonte Nova.

Essa foi uma competição fechada tendo a participação de 10 enxadristas na categoria sub 14, na qual participamos. Tiveram presentes no torneio de Xadrez os Colégios da Rede Salesiana: Auxiliadora de Petrolina/PE, São José de Natal/RN e Liceu Salesiano Salvador/BA.

O torneio além de premiar os campeões individuais e por equipe do nordeste tinha como objetivo proporcionar o intercâmbio entre jovens Salesianos. A nossa delegação que hoje é atual Campeã na categoria em Petrolina fez bonito também na terra do axé, sagrando-se campeã por equipe e no individual.

No individual masculino o grande campeão foi Pedro Porto fazendo 4.5 pontos de 5 rodadas e Leonardo Santos ficou com o segundo lugar. No individual feminino a campeã foi Andrielle Maria que é Bi-Campeã do evento, o primeiro conquistado em 2013 na cidade de Natal/RN e Emanuelly de Castro ficou com a segunda colocação.

Confira o resultado final
O torneio ainda teve a presença importante do presidente da Federação Baiana de Xadrez, Wilter Pereira.

Quero agradecer a DEUS e ao meu pai, o professor Emídio que estava á frente da equipe no evento, onde me espelho todos os dias na busca de novos amantes para o nosso esporte. Esse resultado é fruto de muita disciplina e dedicação nos treinamentos, parabéns a todos.

Anderson Diego

domingo, 28 de junho de 2015

30ª Nordestão Salesiano

                   Ponto turístico de Salvador: Elevador Lacerda
O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora vai representar Petrolina/PE no 30ª Nordestão Salesiano 2015, na cidade de Salvador/BA. Vários esportes estarão em disputas, uns em ginásios, outros em piscinas, em tatames e em tabuleiros com o jogo de Xadrez. A delegação viajará amanhã segunda-feira 29 de junho, com previsão de retorno sábado 04 de julho.  Todos terão um momento único com a cerimônia de abertura e os festejos dos jogos no estádio da Copa, Arena Fonte Nova.

Vamos ficar na torcidas pelos nossos enxadristas Pernambucanos: Andriele Maria que é a atual Campeã, conquistando-a em 2013 em Natal/RN, a mesma defenderá o título, Emanuely de Castro campeã mirim em Petrolina, Pedro Porto que já ganhou torneios de nível nordeste e Leonardo Santos compõe a equipe campeã masculina de Petrolina onde todos são vitoriosos com experiência para jogar este evento esportivo. Eles estão prontos para mostrar todo talento enxadrístico no estado baiano.

A competição de Xadrez acontecerá no dia 01 de julho como está divulgado no site oficial da Federação Baiana de Xadrez:
http://www.fbx.com.br/evento.phpano=2015&nome=Nordestao%20Salesiano&data=01%20de%20Julho%20de%202015&tipo=proximos

O árbitro e o organizador da competição de Xadrez será o presidente da FBX: Wilter Pereira.

Se Deus quiser a viajem vai ser abençoada.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Aulas de xadrez melhoram a parte escolar

Esse esporte vêm mostrando a cada dia a sua importância no ambiente escolar, pois quem joga xadrez melhora gradativamente nos estudo e no relacionamento em casa. Xadrez escolar permite que a atividade complementar como na grade curricular seja aproveitada em vários aspectos pedagógicos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. E ainda digo mais, as aulas de xadrez melhoram a criatividade e até o boletim.

Anderson Diego

domingo, 14 de junho de 2015

Auxiliadora/CEMAM é tricampeã

                         Equipe Tricampeã Mirim Feminino
                          Equipe Campeã Mirim Masculina
                                      Evento
A Equipe Auxiliadora/CEMAM Feminina de Xadrez conquistou o Tri-campeonato Mirim feminino e o Mirim masculino consagraram campeões pela a fase Regional dos 56ª Jogos Escolares de Petrolina/PE, onde transcorreu no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora sábado, dia 13 de junho de 2015.
A competição teve a presença do seleto grupo de escolas que integra hoje os melhores enxadristas da região, jogando um campeonato considerado por alguns dos mais difíceis de todos os tempos. Foi dividido por categorias Mirim e Infantil, masculino e feminino, em 5 rodadas.
A nossa equipe do Auxiliadora/CEMAM mais uma vez confirmou as nossas expectativas ganhando nas equipes do mirim, tanto no masculino como no feminino. Não é mais novidade encontrar a equipe no pódio, pois o colégio é tricampeão em Petrolina no feminino tanto no individual como na equipe.

No Mirim feminino individual Yasmim Carvalho foi a Campeã com 4,5 pontos e Emanuely de Castro conquistou o segundo lugar fazendo 4 pontos onde a mesma  vai ser um dos representantes Petrolinenses em Recife/PE, no Campeonato Pernambucano Escolar que acontecerá entre os dias 31 de julho a 02 de agosto de 2015. Yamim abriu mão de sua vaga, por isso, pela regra como a 1ª colocada não pode representar é substituída pela a 2ª colocada, Emanuely. Ela que está voltando à mesma competição que em 2013 ficou em 4° lugar, com um erro absurdo da arbitragem tiraram o título dela, mas agora com mais experiência com certeza ela vai em busca do pódio.  Ainda no individual masculino tivemos destaque do nosso aluno Pedro Porto ganhando o 3° lugar.
Fizeram parte da Equipe Campeã Mirim Masculina os seguintes Enxadristas: Pedro Porto, João Victor, Leonardo Santos e Almir Philip.
E pela Equipe Tricampeã Feminina participaram: Yasmim Carvalho, Emanuely de Castro, Andrielle Maria, Raquel Gomes e Giovanna Beatriz.

Resultados individuais do Mirim Feminino:
Resultados individuais do Mirim masculino:
http://www.chess-results.com/tnr177362.aspx?lan=10

Todos estão de parabéns e não podemos esquecer da união que faz a força dos professores Anderson Diego e Emídio José.

sábado, 6 de junho de 2015

Barcelona é a rainha do jogo de Xadrez.

 Hoje é a grande final da Liga dos Campeões 2015 de futebol, entre Barcelona da Espanha X Juventus da Itália onde teremos dois seletos times de craques.
É difícil saber quem é a peça mais importante do tabuleiro neste jogo. Fazendo uma analogia do futebol com o jogo de Xadrez, tem uma comparação curiosa entre os esportes. Você pode ate jogar Xadrez, movimentando as peças no tabuleiro, mas como um treinador de futebol e um enxadrista, não saber o que fazer com as peças ou jogadores no campo não galgará um xeque-mate ou não levará o troféu de campeão. Não basta movimentar só as peça, se não tiver a estratégia ideal para vencer a partida.
O Barcelona até pode jogar com duas rainhas no jogo contra um roque travado do time da Juventus, mas se não tiver iniciativa de dá um mate não ganhará o rei adversário e assim a melhor defesa será o melhor ataque na Liga dos Campeões 2015.
Mas se falando de Xadrez é necessário estudar e compreender a intenção do adversário para ter um final desejado. Se você erra no jogo o adversário não perdoará e ganhará a partida.