domingo, 28 de junho de 2015

30ª Nordestão Salesiano

                   Ponto turístico de Salvador: Elevador Lacerda
O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora vai representar Petrolina/PE no 30ª Nordestão Salesiano 2015, na cidade de Salvador/BA. Vários esportes estarão em disputas, uns em ginásios, outros em piscinas, em tatames e em tabuleiros com o jogo de Xadrez. A delegação viajará amanhã segunda-feira 29 de junho, com previsão de retorno sábado 04 de julho.  Todos terão um momento único com a cerimônia de abertura e os festejos dos jogos no estádio da Copa, Arena Fonte Nova.

Vamos ficar na torcidas pelos nossos enxadristas Pernambucanos: Andriele Maria que é a atual Campeã, conquistando-a em 2013 em Natal/RN, a mesma defenderá o título, Emanuely de Castro campeã mirim em Petrolina, Pedro Porto que já ganhou torneios de nível nordeste e Leonardo Santos compõe a equipe campeã masculina de Petrolina onde todos são vitoriosos com experiência para jogar este evento esportivo. Eles estão prontos para mostrar todo talento enxadrístico no estado baiano.

A competição de Xadrez acontecerá no dia 01 de julho como está divulgado no site oficial da Federação Baiana de Xadrez:
http://www.fbx.com.br/evento.phpano=2015&nome=Nordestao%20Salesiano&data=01%20de%20Julho%20de%202015&tipo=proximos

O árbitro e o organizador da competição de Xadrez será o presidente da FBX: Wilter Pereira.

Se Deus quiser a viajem vai ser abençoada.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Aulas de xadrez melhoram a parte escolar

Esse esporte vêm mostrando a cada dia a sua importância no ambiente escolar, pois quem joga xadrez melhora gradativamente nos estudo e no relacionamento em casa. Xadrez escolar permite que a atividade complementar como na grade curricular seja aproveitada em vários aspectos pedagógicos e no desenvolvimento de habilidades cognitivas. E ainda digo mais, as aulas de xadrez melhoram a criatividade e até o boletim.

Anderson Diego

domingo, 14 de junho de 2015

Auxiliadora/CEMAM é tricampeã

                         Equipe Tricampeã Mirim Feminino
                          Equipe Campeã Mirim Masculina
                                      Evento
A Equipe Auxiliadora/CEMAM Feminina de Xadrez conquistou o Tri-campeonato Mirim feminino e o Mirim masculino consagraram campeões pela a fase Regional dos 56ª Jogos Escolares de Petrolina/PE, onde transcorreu no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora sábado, dia 13 de junho de 2015.
A competição teve a presença do seleto grupo de escolas que integra hoje os melhores enxadristas da região, jogando um campeonato considerado por alguns dos mais difíceis de todos os tempos. Foi dividido por categorias Mirim e Infantil, masculino e feminino, em 5 rodadas.
A nossa equipe do Auxiliadora/CEMAM mais uma vez confirmou as nossas expectativas ganhando nas equipes do mirim, tanto no masculino como no feminino. Não é mais novidade encontrar a equipe no pódio, pois o colégio é tricampeão em Petrolina no feminino tanto no individual como na equipe.

No Mirim feminino individual Yasmim Carvalho foi a Campeã com 4,5 pontos e Emanuely de Castro conquistou o segundo lugar fazendo 4 pontos onde a mesma  vai ser um dos representantes Petrolinenses em Recife/PE, no Campeonato Pernambucano Escolar que acontecerá entre os dias 31 de julho a 02 de agosto de 2015. Yamim abriu mão de sua vaga, por isso, pela regra como a 1ª colocada não pode representar é substituída pela a 2ª colocada, Emanuely. Ela que está voltando à mesma competição que em 2013 ficou em 4° lugar, com um erro absurdo da arbitragem tiraram o título dela, mas agora com mais experiência com certeza ela vai em busca do pódio.  Ainda no individual masculino tivemos destaque do nosso aluno Pedro Porto ganhando o 3° lugar.
Fizeram parte da Equipe Campeã Mirim Masculina os seguintes Enxadristas: Pedro Porto, João Victor, Leonardo Santos e Almir Philip.
E pela Equipe Tricampeã Feminina participaram: Yasmim Carvalho, Emanuely de Castro, Andrielle Maria, Raquel Gomes e Giovanna Beatriz.

Resultados individuais do Mirim Feminino:
Resultados individuais do Mirim masculino:
http://www.chess-results.com/tnr177362.aspx?lan=10

Todos estão de parabéns e não podemos esquecer da união que faz a força dos professores Anderson Diego e Emídio José.

sábado, 6 de junho de 2015

Barcelona é a rainha do jogo de Xadrez.

 Hoje é a grande final da Liga dos Campeões 2015 de futebol, entre Barcelona da Espanha X Juventus da Itália onde teremos dois seletos times de craques.
É difícil saber quem é a peça mais importante do tabuleiro neste jogo. Fazendo uma analogia do futebol com o jogo de Xadrez, tem uma comparação curiosa entre os esportes. Você pode ate jogar Xadrez, movimentando as peças no tabuleiro, mas como um treinador de futebol e um enxadrista, não saber o que fazer com as peças ou jogadores no campo não galgará um xeque-mate ou não levará o troféu de campeão. Não basta movimentar só as peça, se não tiver a estratégia ideal para vencer a partida.
O Barcelona até pode jogar com duas rainhas no jogo contra um roque travado do time da Juventus, mas se não tiver iniciativa de dá um mate não ganhará o rei adversário e assim a melhor defesa será o melhor ataque na Liga dos Campeões 2015.
Mas se falando de Xadrez é necessário estudar e compreender a intenção do adversário para ter um final desejado. Se você erra no jogo o adversário não perdoará e ganhará a partida.

domingo, 31 de maio de 2015

Um dia mágico!!!!!

                             Meu filho Oliver Bruno
                                  Minha sobrinha Bruna Isabella
                          Felipe Gomes 1° lugar Geral dos 5° anos
Adrielly Maria Campeã Geral nos 4° anos
Ontem dia 30 de maio de 2015 aconteceu a X Copa Estudantil de Xadrez, a competição teve a participação de 180 inscritos tanto das escolas municipais e particulares do Vale do São Francisco.
Foi uma sensação única participar desse evento, pois além de ter tido a participação excelente dos meus alunos que hoje são uma realidade no cenário enxadrístico da região, também pude presenciar meu filho Oliver Bruno  e minha sobrinha Bruna Isabella jogando sua primeira competição de Xadrez, onde pouco vale o resultado pois o importante foi a participação. Eles mostraram concentração nas partidas e se divertiram jogando Xadrez. Realmente foi inesquecível, foi mágico.

Meu filhão com apenas 5 anos de idade do pré escolar II foi um dos mais novos a jogar o evento  contra uma turminha do 1° ano do ensino fundamental I que teve 20 enxadristas e fez  2,5 pontos de 5 partidas jogados. Minha sobrinha Bruninha com 6 anos de idade fez  2,0 pontos ficando em  2° no feminino do 1° ano, sendo o destaque do naipe.

Eu levei quatro alunos que estão se destacando nos treinamentos da equipe do Laura Vicuña e o resultado não podia ser outro: Felipi Gomes foi o Campeão Geral dos 5° anos com 5 pontos de 5 jogados e Adrielle Coelho Campeã Geral dos 4° anos com 5 pontos de 5 jogados. Ana Luisa e Jorge Gustavo também saíram premiados e estão de parabéns.

sábado, 30 de maio de 2015

Fui salvo pela regra!!!

Date: Fri, 1 May 2015 22:52:10 -0300
Subject: Re: Consulta sobre arbitragem
From: bento1306@gmail.com
To: emidiosantana@hotmail.com
Boa noite! AI Bento
 Num torneio rápido que organizei hoje, dia 1º de Maio 2015, aconteceu o seguinte fato.
Jogavam Anderson Diego x Maciel Carvalho. A bandeira do relógio de Maciel caiu, e imediatamente ele alegou que o relógio estava com defeito. Anderson chamou a presença do árbitro, para dar uma solução para o caso, Chegando até mesa o árbitro optou pela continuação da partida com outro relógio. A decisão  não foi aceita por Anderson que reivindicava a sua vitória alegando que tinha ganho a partida no tempo. Vale salientar que Anderson ainda contava na partida com o seu Rei e dois peões. Maciel afirmou que daria mate em 5 lances.
Anderson insatisfeito com o veredicto do árbitro desarrumou as peças dizendo que não aceitaria a derrota, solicitando uma comissão julgadora, a qual  tinha sido composta no início da competição para resolver alguns problemas de difícil solução.
A referida junta com três componentes decidiu pela vitória de Anderson, por entender que a bandeira do relógio de  Maciel havia caído, e que a alegação do mesmo não procedia em relação ao defeito, por entender que tal problema teria que ser detectado no início da partida..
PERGUNTA-SE:
A DECISÃO DA JUNTA FOI CORRETA?
Ficarei grato pelo sua atenção.
Att.

Emidio Santana

O arbitro Internacional Bento afirmou:
Date: Fri, 1 May 2015 20:38:45 -0300
Subject: Re: Consulta sobre arbitragem
From:
 bento1306@gmail.com
To:
 emidiosantana@hotmail.com

Boa noite Emídio

Conforme o apêndice A da lei do Xadrez, o árbitro deveria ter decretado a vitória do jogador Anderson (motivo: queda de seta do jogador Maciel)
Faltou espírito esportivo ao Maciel: alegar perda da partida por defeito do relógio não tem cabimento. Por que não reclamou antes?
Não há respaldo para a decisão do árbitro de optar pela continuação de uma partida terminada.
Comissão de Apelação só é instalada em competição de Xadrez STD (não existe em RPD e BLZ).

atenciosamente
Bento 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Copa Estudantil de Xadrez 2015

Horários: 8: 30 -  Do 6° aos 9° anos do E. Fundamental II
                14:00 -  Do 1° aos 5° anos do E. Fundamental I 
                          -   Ensino Médio.
                        
Fonte:http://xadrezpetrolina.blogspot.com.br/

domingo, 24 de maio de 2015

A II Etapa da Associação foi FASCINANTE!!!!!!!!

                                       Professor Helio Araujo
                                  Torneio Absoluto                                                           
Minhas alunas
                                          Pódio dos vitoriosos
Ontem 23 de maio 2015 aconteceu a II Etapa da Associação Sanfranciscana, no SEST/SENAT.  O torneio teve a participação de 31 enxadristas onde Fábio Pires sagrou-se campeão do evento e hoje lidera o circuito 2015 com duas vitórias, o segundo foi Gilson Rosa e o terceiro Luiz Eduardo.
Meus alunos do CEMAM e do Laura Vicuña tiveram participação excelente, pois os mesmos jogaram na categoria absoluta.  Pedro Henrique Porto de 14 anos ganhou de Valdinei Silva(Adulto) , Erick Keven sub 14 ganhou de Genilson Lima (Adulto) e as meninas ganharam, Yasmin Carvalho Campeã no Feminino Geral, Raquel Gomes no sub 14 feminino e Andrielle Maria em 2°. Jorge Gustavo ficou em 2° na categoria dos menores onde eu fiquei na Arbitragem. Os alunos do professor Emídio José foram os primeiros, no Sub 8 João Pedro foi o Campeão, José Lukas Campeão no sub 10, Pedro Kauã no sub 12 e Leonardo Santos no sub 14 masculino todos alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.
Mas o que me emocionou foi a participação do professor Helio Araujo, ele que é um educador na matéria de matemática, enxadrista e é deficiente físico.  O jogo de Xadrez é um esporte fascinante, pois nos proporciona momentos como esses, ver Helio jogando Xadrez e mostrando que todo mundo é capaz de jogar. Foi uma aula de cidadania para meus alunos.
O jogo não descrimina as diferenças de sexo, idade, condição social e raça. O jogo permite que deficientes visuais, auditivos e físicos em geral joguem em condições iguais com os não-deficientes onde só decide o jogo nas 64 casas do tabuleiro.

Parabéns a todos que participaram deste momento sublime.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

II Etapa do Circuito vêm aí!!


A associação Sanfranciscana de Xadrez vai sediar a II etapa do circuito 2015 em Petrolina-PE.

PREMIAÇÃO PARA O ABSOLUTO:


AO CAMPEÃO: R$ 50,00 + TROFÉU

VICE CAMPEÃO: R$ 30,00 + MEDALHA
3º LUGAR: R$ 15,00 + MEDALHA

PARA AS OUTRAS CATEGORIAS:
1º LUGAR: TROFÉUS
2º LUGAR: MEDALHAS
3º LUGAR: MEDALHAS

SUB8 + 10 MEDALHAS DE PARTICIPAÇÃO
SUB10
SUB12
SUB14
SUB14 FEMININO
SUB16
FEMININO GERAL
ABSOLUTA

INSCRIÇÕES ABERTAS
REGRA PARA PREMIAÇÕES:

"Na competição absoluta a premiação será pelo maior premio. As categorias não serão levadas em contas, ficando o concorrente na obrigatoriedade de ficar com a maior premiação de acordo com a sua colocação absoluta. Valerá primeiro a classificação em dinheiro e depois o troféu e medalha".

sexta-feira, 1 de maio de 2015

De volta ao PÓDIO!!!


O torneio 1° de maio realizado e idealizado pelo SEST/SENAT no dia que comemoramos o dia do trabalhador 01 de maio de 2015, onde tivemos a participação maciça dos enxadristas de Petrolina e Juazeiro. O evento teve a presença de 80 jogadores, divididos em duas categorias, menores e adultos.
Tive o prazer de jogar e me sair muito bem na competição, voltando a subir no pódio ficando com o 3° lugar. Fiz 4,0 de 5,0 pontos jogados, e vale ressaltar 3 grande partidas que joguei: uma com Álvaro Cristiano que ganhei em uma partida equilibrada até o fim, e sem erros sai vitorioso. Também ganhei de Maciel Carvalho em uma partida muito arrojada da minha parte ganhando logo na abertura uma peça, mas no final do jogo eu estava com uma vantagem material e cai na besteira de trocar peças sem nexos e assim dando condição ao adversário e assim ganhei no tempo, usando da regra, consultada por alguns AN e ate a comissão apelativa do evento, que quando cai o tempo perde-se a partida e assim foi o fato. Com Bruno Antunes eu perdi, mas levei ate o final perdendo em detalhes no final da partida. No final tivemos algumas divergências, mas através das regras que se decidem partidas. O título foi conquistado pelo Agnaldo Melo e o 2° por Genilson Lima.
O mais importante foi meus alunos jogarem e se divertirem, tivemos Campeões do CEMAM e do Laura Vicuña , Adriely Coelho foi Campeã Geral dos menores, Yasmim Carvalho Campeã no sub 14 e Andrielle Maria Campeã Geral feminina. Pedro Porto teve participação destaque fazendo 3,5 pontos, ficando em segundo no sub 14 masculino.

Quero parabenizar todos os meus alunos e ao professor Emídio José pela organização do evento.