sábado, 30 de maio de 2015

Fui salvo pela regra!!!

Date: Fri, 1 May 2015 22:52:10 -0300
Subject: Re: Consulta sobre arbitragem
From: bento1306@gmail.com
To: emidiosantana@hotmail.com
Boa noite! AI Bento
 Num torneio rápido que organizei hoje, dia 1º de Maio 2015, aconteceu o seguinte fato.
Jogavam Anderson Diego x Maciel Carvalho. A bandeira do relógio de Maciel caiu, e imediatamente ele alegou que o relógio estava com defeito. Anderson chamou a presença do árbitro, para dar uma solução para o caso, Chegando até mesa o árbitro optou pela continuação da partida com outro relógio. A decisão  não foi aceita por Anderson que reivindicava a sua vitória alegando que tinha ganho a partida no tempo. Vale salientar que Anderson ainda contava na partida com o seu Rei e dois peões. Maciel afirmou que daria mate em 5 lances.
Anderson insatisfeito com o veredicto do árbitro desarrumou as peças dizendo que não aceitaria a derrota, solicitando uma comissão julgadora, a qual  tinha sido composta no início da competição para resolver alguns problemas de difícil solução.
A referida junta com três componentes decidiu pela vitória de Anderson, por entender que a bandeira do relógio de  Maciel havia caído, e que a alegação do mesmo não procedia em relação ao defeito, por entender que tal problema teria que ser detectado no início da partida..
PERGUNTA-SE:
A DECISÃO DA JUNTA FOI CORRETA?
Ficarei grato pelo sua atenção.
Att.

Emidio Santana

O arbitro Internacional Bento afirmou:
Date: Fri, 1 May 2015 20:38:45 -0300
Subject: Re: Consulta sobre arbitragem
From:
 bento1306@gmail.com
To:
 emidiosantana@hotmail.com

Boa noite Emídio

Conforme o apêndice A da lei do Xadrez, o árbitro deveria ter decretado a vitória do jogador Anderson (motivo: queda de seta do jogador Maciel)
Faltou espírito esportivo ao Maciel: alegar perda da partida por defeito do relógio não tem cabimento. Por que não reclamou antes?
Não há respaldo para a decisão do árbitro de optar pela continuação de uma partida terminada.
Comissão de Apelação só é instalada em competição de Xadrez STD (não existe em RPD e BLZ).

atenciosamente
Bento 

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Copa Estudantil de Xadrez 2015

Horários: 8: 30 -  Do 6° aos 9° anos do E. Fundamental II
                14:00 -  Do 1° aos 5° anos do E. Fundamental I 
                          -   Ensino Médio.
                        
Fonte:http://xadrezpetrolina.blogspot.com.br/

domingo, 24 de maio de 2015

A II Etapa da Associação foi FASCINANTE!!!!!!!!

                                       Professor Helio Araujo
                                  Torneio Absoluto                                                           
Minhas alunas
                                          Pódio dos vitoriosos
Ontem 23 de maio 2015 aconteceu a II Etapa da Associação Sanfranciscana, no SEST/SENAT.  O torneio teve a participação de 31 enxadristas onde Fábio Pires sagrou-se campeão do evento e hoje lidera o circuito 2015 com duas vitórias, o segundo foi Gilson Rosa e o terceiro Luiz Eduardo.
Meus alunos do CEMAM e do Laura Vicuña tiveram participação excelente, pois os mesmos jogaram na categoria absoluta.  Pedro Henrique Porto de 14 anos ganhou de Valdinei Silva(Adulto) , Erick Keven sub 14 ganhou de Genilson Lima (Adulto) e as meninas ganharam, Yasmin Carvalho Campeã no Feminino Geral, Raquel Gomes no sub 14 feminino e Andrielle Maria em 2°. Jorge Gustavo ficou em 2° na categoria dos menores onde eu fiquei na Arbitragem. Os alunos do professor Emídio José foram os primeiros, no Sub 8 João Pedro foi o Campeão, José Lukas Campeão no sub 10, Pedro Kauã no sub 12 e Leonardo Santos no sub 14 masculino todos alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.
Mas o que me emocionou foi a participação do professor Helio Araujo, ele que é um educador na matéria de matemática, enxadrista e é deficiente físico.  O jogo de Xadrez é um esporte fascinante, pois nos proporciona momentos como esses, ver Helio jogando Xadrez e mostrando que todo mundo é capaz de jogar. Foi uma aula de cidadania para meus alunos.
O jogo não descrimina as diferenças de sexo, idade, condição social e raça. O jogo permite que deficientes visuais, auditivos e físicos em geral joguem em condições iguais com os não-deficientes onde só decide o jogo nas 64 casas do tabuleiro.

Parabéns a todos que participaram deste momento sublime.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

II Etapa do Circuito vêm aí!!


A associação Sanfranciscana de Xadrez vai sediar a II etapa do circuito 2015 em Petrolina-PE.

PREMIAÇÃO PARA O ABSOLUTO:


AO CAMPEÃO: R$ 50,00 + TROFÉU

VICE CAMPEÃO: R$ 30,00 + MEDALHA
3º LUGAR: R$ 15,00 + MEDALHA

PARA AS OUTRAS CATEGORIAS:
1º LUGAR: TROFÉUS
2º LUGAR: MEDALHAS
3º LUGAR: MEDALHAS

SUB8 + 10 MEDALHAS DE PARTICIPAÇÃO
SUB10
SUB12
SUB14
SUB14 FEMININO
SUB16
FEMININO GERAL
ABSOLUTA

INSCRIÇÕES ABERTAS
REGRA PARA PREMIAÇÕES:

"Na competição absoluta a premiação será pelo maior premio. As categorias não serão levadas em contas, ficando o concorrente na obrigatoriedade de ficar com a maior premiação de acordo com a sua colocação absoluta. Valerá primeiro a classificação em dinheiro e depois o troféu e medalha".

sexta-feira, 1 de maio de 2015

De volta ao PÓDIO!!!


O torneio 1° de maio realizado e idealizado pelo SEST/SENAT no dia que comemoramos o dia do trabalhador 01 de maio de 2015, onde tivemos a participação maciça dos enxadristas de Petrolina e Juazeiro. O evento teve a presença de 80 jogadores, divididos em duas categorias, menores e adultos.
Tive o prazer de jogar e me sair muito bem na competição, voltando a subir no pódio ficando com o 3° lugar. Fiz 4,0 de 5,0 pontos jogados, e vale ressaltar 3 grande partidas que joguei: uma com Álvaro Cristiano que ganhei em uma partida equilibrada até o fim, e sem erros sai vitorioso. Também ganhei de Maciel Carvalho em uma partida muito arrojada da minha parte ganhando logo na abertura uma peça, mas no final do jogo eu estava com uma vantagem material e cai na besteira de trocar peças sem nexos e assim dando condição ao adversário e assim ganhei no tempo, usando da regra, consultada por alguns AN e ate a comissão apelativa do evento, que quando cai o tempo perde-se a partida e assim foi o fato. Com Bruno Antunes eu perdi, mas levei ate o final perdendo em detalhes no final da partida. No final tivemos algumas divergências, mas através das regras que se decidem partidas. O título foi conquistado pelo Agnaldo Melo e o 2° por Genilson Lima.
O mais importante foi meus alunos jogarem e se divertirem, tivemos Campeões do CEMAM e do Laura Vicuña , Adriely Coelho foi Campeã Geral dos menores, Yasmim Carvalho Campeã no sub 14 e Andrielle Maria Campeã Geral feminina. Pedro Porto teve participação destaque fazendo 3,5 pontos, ficando em segundo no sub 14 masculino.

Quero parabenizar todos os meus alunos e ao professor Emídio José pela organização do evento.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Festival Esportivo do SEST/SENAT

DIA: 1º DE MAIO DE 2015 (SEXTA-FEIRA)

HORÁRIO: 8HS

LOCAL: SEST SENAT PETROLINA

TEMPO DE REFLEXÃO: 15 MIN. EM 5 RODADAS

INSCRIÇÕES GRATUITAS LIMITADAS!!!

PREMIAÇÃO:

CAMPEÕES: TROFÉUS
2ºS. LUGARES:  MEDALHAS
3ºS. LUGARES: MEDALHAS
4ºS. LUGARES: MEDALHAS
5ºS. LUGARES: MEDALHAS

PARA AS SEGUINTES CATEGORIAS:

ABSOLUTO
FEMININO GERAL
SUB-16
SUB-14
SUB 14 FEMININO
SUB-12
SUB-10
SUB-08

OBSERVAÇÃO: NÃO VALERÁ RATING ASFX

REALIZAÇÃO: SEST SENAT PETROLINA

ARBITRAGEM: EUCLIDES MARQUES

APOIO: ASSOCIAÇÃO SANFRANCISCANA DE XADREZ


FAÇA SUA INSCRIÇÃO, COM ANTECEDÊNCIA. ENCERRAMENTO ATÉ DIA 30 DE ABRIL OU QUANDO CHEGAR O LIMITE DE 60 PARTICIPANTES.

FONTE E ORGANIZADOR: emidiosantana@hotmail.com

sábado, 25 de abril de 2015

CBX divulga Aberto de Petrolina

A Confederação Brasileira de Xadrez(CBX), que é a entidade que rege o nosso esporte no Brasil, divulga o Aberto do Brasil que ocorrerá na cidade de Petrolina-PE, nos dias 28,29 e 30 de agosto 2015. Premiação de R$ 4.000 e as partidas serão realizadas no Hotel Grande Rio e valerá ranking CBX e FIDE.

Confiram no link: http://www.cbx.org.br/Home.aspx

sexta-feira, 17 de abril de 2015

FEPEJ- Campeonato Pernambucano de Categoria

Convido todos a prestigiar no dia 25 de abril, 
um grande evento enxadrístico em Recife-PE, 
onde o mesmo sairão as promessas e representantes 
do estado Pernambucano para o FENAJ, Campeonato 
Brasileiro de categoria sub 16 e 18 masculino e 
feminino 2015.

Organização: Federação Pernambucana de Xadrez

sábado, 11 de abril de 2015

Aberto do Brasil em Petrolina

O Aberto do Brasil que será realizado em Petrolina-PE promete unir forças e muito raciocínio em solo Pernambucano. Os Enxadristas do Brasil lutarão em seus tabuleiros entre os dias 28, 29 e 30 de agosto de 2015, R$ 4.000 em premiações, o torneio acontecerá  no HOTEL GRANDE RIO, valendo Ranking FIDE.

Maiores informações : emidiosantana@hotmail.com