sábado, 11 de abril de 2015

Aberto do Brasil em Petrolina

O Aberto do Brasil que será realizado em Petrolina-PE promete unir forças e muito raciocínio em solo Pernambucano. Os Enxadristas do Brasil lutarão em seus tabuleiros entre os dias 28, 29 e 30 de agosto de 2015, R$ 4.000 em premiações, o torneio acontecerá  no HOTEL GRANDE RIO, valendo Ranking FIDE.

Maiores informações : emidiosantana@hotmail.com

domingo, 29 de março de 2015

Campeonato Brasileiro 2015

O Festival da Criança 2015 transcorrera nos dia 3 à 5 de Abril na cidade de São Paulo-SP. O torneio revelará as novas promessas do Xadrez no Brasil. Eventos dessa magnitude que saíram jogadores como o atual Campeão Brasileiro, GM Rafael Leitão. A CBX está de parabéns, com esse torneio onde estará formando a base do Xadrez no nosso país.
Boa sorte a todos os atletas Pernambucanos que estarão representando o nosso estado nessa festa do Xadrez brasileiro.

quinta-feira, 19 de março de 2015

FEPEX promove Festival Pernambucano.

"O FEPEC 2015 não será registrado junto a CBX. Portanto os campeões não terão o benefício no FENAC 2015. A razão para não registrarmos o evento é o custo, a falta de recursos próprios para tal, de patrocinadores para com essa finalidade e a pouca expectativa de uma grande participação dos enxadristas escolares."


FONTE:https://www.facebook.com/FED.PE.Xadrez/photos/a.599241730202971.1073741829.585295744930903/650498078410669/?type=1&theater

sábado, 14 de março de 2015

O lendário dos Campeões.

O lendário Paul Morphy nasceu no dia 22 de junho 1832 em Nova Orleães em Luisiana nos Estado Unidos. O enxadrista era reconhecido como garoto prodígio e falava fluente o inglês, francês, alemão e espanhol, o mesmo foi se transformando no jogador de Xadrez mais erudito da sua época. Seu estilo era de sacrifícios materiais para ganhar tempo de desenvolvimento e jogar de maneira dinâmica as posições. Ele tinha um senso de posição e entendia a importância da harmonia das peças. Morphy foi o que mais liderou o ranking clássico de 1860 a 1886, como mostra no gráfico.

domingo, 8 de março de 2015

Quem ganhará o circuito ASFX 2015?

Fábio Pires  foi o campeão do circuito ASFX 2014 e em 2015 quem será o CAMPEÃO????
Boa sorte a todos...

terça-feira, 3 de março de 2015

CEMAM começa com o pé direito.

    Felipi Gomes CAMPEÃO GERAL das categorias menores
                                    Adrielle Coelho CAMPEÃ
                     Andrielly Maria CAMPEÃ Sub 14 feminino
                                           Fotos do evento
Sábado 28 de fevereiro foi realizado o 1° Torneio de Xadrez do ano de 2015, o Memorial Dom Malan teve a participação de 68 enxadrista, organizado pelo professor Agnaldo Melo.
O CEMAM mais uma vez mostrou sua potencia no evento, estando entre os primeiros colocados. O melhor do torneio foi fazer o trabalho social com nossas crianças em colaborar na reforma da Igreja Catedral, pois as inscrições foram revertida para ela.
Eu também participei do evento, mas não tava nos dias melhores e fiz a metade dos pontos jogado. Mas meu objetivo foi alcançado pois consegui deixar meus alunos em bom patamar em ter bons resultados no 1° torneio do ano. 


Os principais resultados dos nossos alunos do CEMAM:


Felipi Gomes- Campeão GERAL das categorias menores.


Adrielly Coello- Campeã do sub 10 Feminino.


Andrielle Maria- Campeã no sub 14 Feminino



Erick Keven- 2° colocado no sub 14 masculino



Pedro Henrique- 3° colocado no sub 14 masculino


E os outros aluno da equipe estão de Parabéns, pois 

souberam participar.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

1° Torneio BENEFICENTE do ano.

Memorial Dom Malan de Xadrez 2015 ativo

O torneio será BENEFICENTE em pro da reforma da Catedral de Petrolina-PE.

Organização: Professor Agnaldo Melo.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Novas regras...

A FIDE – Federação Internacional de Xadrez, homologou as novas alterações na Lei do jogo de Xadrez, alterações estas que já estão valendo desde o dia 01 de julho de 2014. Confira abaixo quais serão as principais mudanças na Lei:

" O árbitro poderá interferir em casos que antes não poderiam em provas de Xadrez rápido e relâmpago."
Com esta alteração, o árbitro poderá acusar queda de seta nestas provas (antes o jogador deveria avisar a queda). Também poderá acusar lance impossível. 

"Na modalidade xadrez rápido, o jogador perderá sua partida ao conter apenas um lance impossível." 
Agora a atenção dos jogadores terá que ser redobrada nestas provas, pois antigamente o jogador teria que cometer três lances impossíveis para perder a partida.

"Na modalidade de Xadrez convencional, o jogador perderá sua partida ao cometer dois lances impossíveis".
Assim como as modalidades de rápido e relâmpago, a alteração dessa regra afetará principalmente torneios de categorias, torneios estes aonde ocorrem a maioria dos lances ilegais no Xadrez.

"O tempo do Xadrez rápido e do Xadrez blitz( relâmpago) foi alterado. Agora uma partida de Xadrez blitz é caracterizado pelo tempo de até 10 minutos( antes era 15 minutos). Já o Xadrez rápido começará com 10 minutos e 1 segundo e inferior a 60 minutos( Antes era de 15 minutos e 1 segundo a 60 minutos)."
Com esta alteração nos tempos dessas provas, com certeza surgirão novos formatos de torneios, o que vai privilegiar aqueles jogadores que costuma jogar apenas nos finais de semana.

"Poderá ter apelações contra o árbitro e suas decisões"
Desde que não tenha nada especificado no regulamento da competição, um jogador poderá entrar com recurso contra uma decisão ou atitude da arbitragem, mesmo se ele já tiver entrega a planilha assinada. Isto abrirá muitos precedentes e poderemos ver uma enxorada de apelações em torneios mundo afora. Entretanto, forçará os árbitros a tomarem as melhores decisões, para que ninguém tente entrar com recurso em uma situação já perdida.
"9.6 Se uma ou ambas das hipóteses abaixo ocorrer(em) então a partida está empatada:
a. a mesma posição apareceu, conforme em 9.2, pelo menos por cinco lances consecutivo ou alternados por cada jogador.
b. qualquer série consecutiva de 75 lances tenha sido completada por ambos os jogadores sem qualquer movimento de peão e captura. Se o último lance for xeque-mate, este deve te precedência.".
Isso acabará com os famosos lances para enrolar e tentar vencer por tempo.
“11.3.b- Durante a partida, é proibido ao jogador portar celular e/ou outro meio eletrônico de comunicação no ambiente de jogo. Se é evidente que o jogador trouxe tais equipamentos eletrônicos para ambiente de jogo, deverá perder a partida. O oponente deverá vencer. O regulamento de uma competição pode especificar penalidade diferente, menos severa. O árbitro pode solicitar ao jogador que permita a revista de suas roupas, bolsas outros itens pessoais a serem inspecionados, em revista privada. O arbitro ou pessoa do mesmo gênero do jogador, autorizada pelo árbitro, deverá revistar o jogador. Se o jogador recusar-se a cooperar com estas obrigações, o árbitro poderá tomar medidas de acordo com o disposto no artigo 12.9.”
Talvez a mais severa das mudanças, pois, se um  jogador chegar a sua mesa, iniciar a partida e for comprovado que está portando um celular, tablet, mp3, perderá a partida automaticamente, mesmo se o aparelho não esteja ligado. Mas isto só vale se não tiver nenhuma ressalva feira no regulamento da competição.
TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS
TRADUÇÃO DO AI ANTÔNIO BENTO

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Vem aíI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!O Aberto do Brasil em Petrolina.

A cidade de Petrolina-PE, voltará a sediar um Aberto do Brasil, onde transcorrerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2015, com a premiação de R$ 4.000,00. A competição vai ser no Hotel do Grande Rio, onde valerá Ranking FIDE.