domingo, 22 de fevereiro de 2015

1° Torneio BENEFICENTE do ano.

Memorial Dom Malan de Xadrez 2015 ativo

O torneio será BENEFICENTE em pro da reforma da Catedral de Petrolina-PE.

Organização: Professor Agnaldo Melo.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Novas regras...

A FIDE – Federação Internacional de Xadrez, homologou as novas alterações na Lei do jogo de Xadrez, alterações estas que já estão valendo desde o dia 01 de julho de 2014. Confira abaixo quais serão as principais mudanças na Lei:

" O árbitro poderá interferir em casos que antes não poderiam em provas de Xadrez rápido e relâmpago."
Com esta alteração, o árbitro poderá acusar queda de seta nestas provas (antes o jogador deveria avisar a queda). Também poderá acusar lance impossível. 

"Na modalidade xadrez rápido, o jogador perderá sua partida ao conter apenas um lance impossível." 
Agora a atenção dos jogadores terá que ser redobrada nestas provas, pois antigamente o jogador teria que cometer três lances impossíveis para perder a partida.

"Na modalidade de Xadrez convencional, o jogador perderá sua partida ao cometer dois lances impossíveis".
Assim como as modalidades de rápido e relâmpago, a alteração dessa regra afetará principalmente torneios de categorias, torneios estes aonde ocorrem a maioria dos lances ilegais no Xadrez.

"O tempo do Xadrez rápido e do Xadrez blitz( relâmpago) foi alterado. Agora uma partida de Xadrez blitz é caracterizado pelo tempo de até 10 minutos( antes era 15 minutos). Já o Xadrez rápido começará com 10 minutos e 1 segundo e inferior a 60 minutos( Antes era de 15 minutos e 1 segundo a 60 minutos)."
Com esta alteração nos tempos dessas provas, com certeza surgirão novos formatos de torneios, o que vai privilegiar aqueles jogadores que costuma jogar apenas nos finais de semana.

"Poderá ter apelações contra o árbitro e suas decisões"
Desde que não tenha nada especificado no regulamento da competição, um jogador poderá entrar com recurso contra uma decisão ou atitude da arbitragem, mesmo se ele já tiver entrega a planilha assinada. Isto abrirá muitos precedentes e poderemos ver uma enxorada de apelações em torneios mundo afora. Entretanto, forçará os árbitros a tomarem as melhores decisões, para que ninguém tente entrar com recurso em uma situação já perdida.
"9.6 Se uma ou ambas das hipóteses abaixo ocorrer(em) então a partida está empatada:
a. a mesma posição apareceu, conforme em 9.2, pelo menos por cinco lances consecutivo ou alternados por cada jogador.
b. qualquer série consecutiva de 75 lances tenha sido completada por ambos os jogadores sem qualquer movimento de peão e captura. Se o último lance for xeque-mate, este deve te precedência.".
Isso acabará com os famosos lances para enrolar e tentar vencer por tempo.
“11.3.b- Durante a partida, é proibido ao jogador portar celular e/ou outro meio eletrônico de comunicação no ambiente de jogo. Se é evidente que o jogador trouxe tais equipamentos eletrônicos para ambiente de jogo, deverá perder a partida. O oponente deverá vencer. O regulamento de uma competição pode especificar penalidade diferente, menos severa. O árbitro pode solicitar ao jogador que permita a revista de suas roupas, bolsas outros itens pessoais a serem inspecionados, em revista privada. O arbitro ou pessoa do mesmo gênero do jogador, autorizada pelo árbitro, deverá revistar o jogador. Se o jogador recusar-se a cooperar com estas obrigações, o árbitro poderá tomar medidas de acordo com o disposto no artigo 12.9.”
Talvez a mais severa das mudanças, pois, se um  jogador chegar a sua mesa, iniciar a partida e for comprovado que está portando um celular, tablet, mp3, perderá a partida automaticamente, mesmo se o aparelho não esteja ligado. Mas isto só vale se não tiver nenhuma ressalva feira no regulamento da competição.
TEXTO ORIGINAL EM INGLÊS
TRADUÇÃO DO AI ANTÔNIO BENTO

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Vem aíI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!O Aberto do Brasil em Petrolina.

A cidade de Petrolina-PE, voltará a sediar um Aberto do Brasil, onde transcorrerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto de 2015, com a premiação de R$ 4.000,00. A competição vai ser no Hotel do Grande Rio, onde valerá Ranking FIDE.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Rafael Leitão continua no trono.

O Grande Mestre Rafael Duailibe Leitão sagrou-se Campeão do 81° Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez 2015, onde o mesmo já defendia o título.
A fase final transcorreu na cidade de João Pessoa-PB, que foi realizado entre os dias 17 a 25 de janeiro 2015 em 11 rodadas.
 Foi uma performance impressionante de Rafael, sem susto algum no torneio, apesar que o nível técnico dos participantes não era tão forte como nos anos anteriores. Ao meu ver o único que podia tirar o trono de Rafael era  o GM Krikor MeKhitarian , mas o mesmo perdeu pontos preciosos no inicio da competição e teve que fazer uma campanha de recuperação conseguindo apenas o terceiro lugar. O segundo colocado do torneio foi o GM El Debs Felipe de Cresce.
Mas temos que enaltecer a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) de ter proporcionado o evento com a transmissão ao vivo das partidas do Campeonato. A Etapa Final do Brasileiro certamente ocupará lugar de destaque na história do Xadrez Brasileiro.

Parabéns a todos

O fenômeno chamado Carlsen.

Hoje o atual Campeão Mundial Magnus Carlsen voltou a ganhar título, o primeiro de 2015.

Sagrou-se Campeão no torneio tradicional Tata Steel realizado na Vila de Wijk aan Zee, na Holanda, que foi realizado entre os dias 10 à 25 de Janeiro 2015 também com a presença de outros Grandes Mestres.
Magnus teve um inicio duvidoso com empates e derrota, em se tratando do atual Campeão Mundial tudo pode acontecer e o mesmo conseguiu dar a volta por cima com 6 vitórias consecutivas onde foi crucial  na sua recuperação no torneio. O cara é um fenômeno!!!!!

O destaque ficou para a Chinesa a GM Hon Yifan a única mulher no evento fazendo 5 pontos, ela já se desponta como a sucessora da já aposentada GM Judit Polgar. 

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Novidade na equipe do CEMAM

          Seu blog:http://pedrinhoxadrez.blogspot.com.br/

É uma grande honra te-lo na equipe, onde através dos seus méritos já ganhou seu primeiro título pelo CEMAM, ficando em 1° lugar, tendo a nota máxima da prova de seleção do CEMAM. Pedrinho é uma das promessas do Xadrez Petrolinense.

Parabéns...

Seja Bem Vindo Campeão!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

sábado, 10 de janeiro de 2015

Magnus Carlsen de volta...

Hoje o atual Campeão Mundial Magnus Carlsen voltou a atuar em torneios, no tradicional Tata Steel realizado na Vila de Wijk aan Zee, na Holanda, ele está sendo realizado entre dias 10 à 25 de Janeiro 2015 também com a presença de outros Grandes Mestres. 
GM
Carlsen, Magnus
NOR
2862
1
GM
Caruana, Fabiano
ITA
2820
2
GM
Aronian, Levon
ARM
2797
6
GM
Giri, Anish
NED
2784
7
GM
So, Wesley
USA
2762
10
GM
Vachier-Lagrave, Maxime
FRA
2757
13
GM
Wojtaszek, Radoslaw
POL
2744
15
GM
Radjabov, Teimour
AZE
2734
20
GM
Ding, Liren
CHN
2732
22
GM
Jobava, Baadur
GEO
2727
26
GM
Ivanchuk, Vasil
UKR
2715
33
GM
Hou, Yifan
CHN
2673
70
GM
Van Wely, Loek
NED
2667
81
GM
Saric, Ivan
CRO
2666
82

Confiram ao vivo saite: http://www.chessbomb.com/arena/2015-tata