sábado, 10 de janeiro de 2015

Magnus Carlsen de volta...

Hoje o atual Campeão Mundial Magnus Carlsen voltou a atuar em torneios, no tradicional Tata Steel realizado na Vila de Wijk aan Zee, na Holanda, ele está sendo realizado entre dias 10 à 25 de Janeiro 2015 também com a presença de outros Grandes Mestres. 
GM
Carlsen, Magnus
NOR
2862
1
GM
Caruana, Fabiano
ITA
2820
2
GM
Aronian, Levon
ARM
2797
6
GM
Giri, Anish
NED
2784
7
GM
So, Wesley
USA
2762
10
GM
Vachier-Lagrave, Maxime
FRA
2757
13
GM
Wojtaszek, Radoslaw
POL
2744
15
GM
Radjabov, Teimour
AZE
2734
20
GM
Ding, Liren
CHN
2732
22
GM
Jobava, Baadur
GEO
2727
26
GM
Ivanchuk, Vasil
UKR
2715
33
GM
Hou, Yifan
CHN
2673
70
GM
Van Wely, Loek
NED
2667
81
GM
Saric, Ivan
CRO
2666
82

Confiram ao vivo saite: http://www.chessbomb.com/arena/2015-tata

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

2014....agora que venha...2015


                   Andrielle Maria Vice Campeã Pernambucana

A aproximação de um ano novo é sempre tempo para retrospectivas e reflexões, pois muitas vezes não conseguimos realizar planos e assim revermos metas para o ano seguinte.

Eu só tenho a agradecer, principalmente a Deus que me concedeu um ano de repletos momentos ímpares no nosso esporte em 2014. Meus alunos subiram novamente no pódio em 2 anos e 4 meses de Xadrez no projeto Auxiliadora/CEMAM e a Escola Laura Vicuña.

Estamos liderando em Petrolina-PE em algumas categorias onde somos Bi-Campeões tanto por equipe como individual Mirim e Pré Mirim feminina, também fomos campeões no Campeonato Pernambucano e na Copa do Brasil Escolar realizado aqui na nossa cidade com a presença de várias cidades do Brasil.

Já na segunda vez representando Petrolina em Recife nos jogos Escolares de Pernambuco fomos segundo colocado com a aluna Andrielle Maria onde a mesma já detêm os títulos de Campeã na nossa cidade e atual Campeã do Nordestão Salesiano que aconteceu em 2013 na cidade de Natal-RN . Para mim foi uma evolução, pois em 2013 fomos com Emanuely de Castro ficando com o quarto lugar. E assim enchemos nossa pequena galeria de troféus.e medalhas.

Em 2015, se Deus nos permitir, com certeza iremos estabelecer nossos projetos. Desejo um ano maravilhoso, de muita saúde, paz, alegria, prosperidade, momentos felizes e muito Xadrez aos meus alunos e seguidores.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

HO Ho Ho enxadristas

Que neste Natal não fiquem pensando em derrotas, erros e sim passar a intenção certa do simbolo do Natal, de compaixão ao próximo Sei que podem a ter cair na Arca de Noé, mas é só um jogo e na vida corriqueira a gente ganha mais.

Logicamente existe o lado competitivo em torneios, porém devemos lembrar que somos humanos e dependentes de interação no nosso convívio social entre as pessoas. Após o término de uma partida todos enxadristas passam a exercer um papel importante que é a de fazer amigos.

Feliz Natal aos meus alunos e todos enxadristas.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Fico feliz de participar da equipe !!!

Foi empossada no último dia 15 de Novembro de 2014 a nova Diretoria da Associação Sanfranciscana de Xadrez, a qual irá reger o destino do xadrez de Petrolina e  Região durante o triênio 2015/2016/2017. A votação se deu por aclamação já que existia somente uma chapa.
Com certeza os novos diretores da Associação Sanfranciscana de Xadrez, farão uma grande gestão em prol do nosso  xadrez, procurando corrigir alguns erros de percurso durante o mandato passado.

PRESIDENTE:
Emídio José Alves de Santana

VICE-PRESIDENTE ADMINISTRATIVO:
Aurilene Amaral de Lima

VICE-PRESIDENTE FINANCEIRO:
Gildemar de Oliveira Santos

VICE-PRESIDENTE DE XADREZ ESCOLAR:
Anderson Diego da Silva Santana

VICE-PRESIDENTE TÉCNICO:
Euclides José Maciel Marques

CONSELHO FISCAL:
Cristiano Afonso de Souza
Valdinei da Silva
Rodolfo José Porto Lima

SUPLENTES:
Rafael Siqueira Carvalho
Agnaldo Melo dos Santos
Fonte:http://assocsanfranciscanadexadrez.blogspot.com.br/

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Campeões Novamente...

1° Lugar por equipe Escola Municipal Laura Vicuña
                   1° lugar Colégio Nossa Auxiliadora/CEMAM
       2° lugar Colégio Nossa Senhora Auxiliadora/CEMAM
A modalidade Xadrez do Auxiliadora/CEMAM e da Escola Municipal Laura Vicuña brilharam no 44º Jogos Pré Mirins de Petrolina 2014. A competição aconteceu na sexta-feira dia 14 de Novembro, na quadra de esporte do Colégio Maria Auxiliadora, contando com a participação de 76 enxadristas de várias escolas de Petrolina.
A equipe Pré-Mirim B Feminino sagrou-se Campeã pela segunda vez consecutiva, com as meninas: Andrielle Maria, Samara Luisa, Beatriz de Souza, Ana Vitória e Elaine Dias. Andrielle Maria foi a Campeã individual da categoria, conquistando o bicampeonato. 
A equipe Pré-Mirim A Feminino da Escola  Municipal Laura Vicuña sagrou-se Campeã pela a primeira vez com as meninas: Adrielly Coelho, Emilly Yasmim, Ana Luiza e Larissa Gomes.
A equipe Pré-Mirim B Masculino composta por: Almir Philip, Pedro Kauã, João Vitor e Felipe Deyvide, foram Vice-Campeões da categoria com grande atuação dos meninos.
Temos que enaltecer o trabalho que realizamos na frente da modalidade xadrez no Projeto CEMAM, proporcionando a todos que participam um grande entretenimento, dando um suporte pedagógico, além de revelar grandes enxadristas para a Petrolina e região.
Os alunos do projeto estão sendo vistos pelos holofotes do mundo enxadrístico mostrando os seus talentos natos.

Parabéns a todos.  

domingo, 9 de novembro de 2014

e4!!!!

Para alguns professores que falam que a abertura Ruy Lopes está ultrapassada, na 2ª rodada do Campeonato Mundial 2014 o atual Campeão Magnus Carlsen ganhou jogando ruy lopes contra  Anand e larga na frente no Match. Nos meus momentos de estudos só lembro do lendário Bobby Fischer que exclamava  na abertura e4!!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A Batalha dos Gigantes!

Hoje começa a  batalha entre as melhores cabeças pensantes do Xadrez. O confronto será entre Magnus Carlsen, que detêm seu título contra Viswanatha Anand que vai ter a oportunidade de uma revanche contra o mesmo depois de ganhar o torneio de Candidatos ao Match 2014.

É  o mais importante evento do calendário enxadrístico, onde sairá o Campeão Mundial de Xadrez. A competição acontecerá de 07 à 28 de novembro na cidade de Sochi na Russia.

Para mim o favorito é o Norueguês Carlsen pois tem um dos melhores anos jogados, ganhando o título nas categorias de Xadrez rápido e blitz onde o indiano participou. Mas tenho certeza que virão partidas épicas.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Enxadrista nas Olimpíadas de Matemática


Amanhã a enxadrista Rayane Gomes da Escola Municipal Laura Vicuña vai colocar suas estratégias de cálculos em outros tabuleiros, através das sua notas na matéria de matemática, ela vai representar a escola nas olimpíadas de matemática 2014 que vai acontecer na Escola Professora Eliete Araujo.
O xadrez mostra a cada dia que é uma ferramenta importante para a aprendizagem das crianças nos seus estudos. São muitos os benefícios desse esporte milenar que exige principalmente cálculos e raciocínios lógicos.
Quem joga Xadrez tende a solucionar mais rápido e com clareza os problemas matemático se foi com esse intuito que esse esporte ajudou para no rendimento escolar. No ano de 2013 o nosso Xadrez foi representado pelos alunos nota 10 de matemática da escola: AlmirPilip, Arnaldo dos Santos, Caroline Januari e Mileyne Mikelly.


Boa Sorte Rayane.