quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Dia do Rei do Xadrez

A semana esta iluminada, repleta de vitórias no Xadrez e na minha vida com DEUS, feliz porque a semana é desse CARA o meu pai Emídio Santana, ontem dia 10 de Setembro foi seu aniversário e com uma vida repleta de vitórias pelos seu 57 anos de vida, mais de 40 anos de Xadrez e a pessoa que iniciou o Xadrez em Petrolina, com o 1° projetos tanto na rede pública como na rede de ensino particular de Xadrez nas escolas da região. Se hoje eu sou um professor de Xadrez devo ao senhor pai. 


E para mim o meu pai e professor Emídio é o Rei do Xadrez!

Parabéns...Te Amo!

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

2 anos como professor de Xadrez

Estou muito feliz por mais um ano como professor de Xadrez. Já faz dois anos que começamos um projeto vencedor através da Irmã Maria José, diretora do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Apesar de pouco tempo, o CEMAM extensão do Colégio Auxiliadora obteve grandes  resultados competitivos e continuam aparecendo de forma acelerada.

A minha história enxadrística começou a ser escrita quando eu era criança com apenas 7 anos, guiado pelo pioneiro do xadrez Escolar em Petrolina e região, o professor Emídio Santana, que por coincidência é meu pai. Eu fui o 1° Campeão de nível Nordeste de Petrolina, em Aracaju- SE em 1997. Conquistei um título pelo 2° Aberto de Petrolina na categoria Mirim, entre outros títulos que conquistei nos anos seguintes e ainda consegui um feito que poucos conseguiram na nossa cidade ao empatar numa simultânea contra o Mestre FIDE Marco Asfora de Recife-PE.

Meus alunos estão assimilando muito bem a transmissão dos meus ensinamentos e como exemplos: Andrielle Maria Galvão foi Vice-Campeã Pernambucana Escolar em 2014 e Emanuely de Castro em 2013 teve uma grande participação nesta mesma competição, realizada em Recife-PE. Andrielle Maria ainda sagrou-se Campeã do Nordestão Salesiano 2013 em Natal-RN onde nessa mesma competição de nível Nordeste Erick Keven ficou com o 2° lugar e Ruan Teles 3° lugar e hoje Andrielle é a atual campeã Escolar Pré- Mirim e Mirim de Petrolina, Yasmim Carvalho foi Campeã da Copa do Brasil Escolar 2014, Filipe Gomes é o numero 1 do ranking sub 8 e 10 da ASX, Bi-Campeã por equipe feminina dos jogos Escolares 2013/2014 de Petrolina e entre outros que estão se destacando no cenário do Xadrez regional.

O meu objetivo maior é sempre formar o cidadão e desejando um futuro vencedor na sua vida profissional. Ser um atleta de Xadrez é uma mera conseqüência da aprendizagem nas minhas aulas. O resultado pedagógico está sendo fantástico, com as crianças e adolescentes que participam das aulas de Xadrez, obtendo boas notas e a aceitação dos pais que também vêem no Xadrez uma forma de melhoria no comportamento.

Obrigado a Deus e a todos que fazem parte desse projeto.

 Anderson Diego.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

É Sabadão...., o 2º Sábado Verde e Amarelo da Liga Brasileira de Xadrez.

2º Sábado Verde e Amarelo da Liga Brasileira de Xadrez 2014.
Data 23 de Agosto
Rating Ativo da LBX
Juazeiro-BA


Horário das 14 às 18 horas;
Sistema Swiss 06 rodadas de 16 minutos nocaute;
Inscrição: Adulto e Escola Particular R$ 5,00
Escolas Públicas: Gratuita;
OBS.: inscrição até o dia 22/08/2014 em Juazeiro no Colégio da Polícia Militar das 8 às 12horas e também pode ser feita  via E-mail: agnaldoxadrez@yahoo.com.br;
Local: Colégio da Policia Militar de Juazeiro-BA (CPM)
Árbitro da Categoria 12,14,16, FEM e adulto : AR. Raimundo Amorim
Árbitro da Categoria de Base Sub-08 e 10: AA Agnaldo Melo
Direção: Adriana Soely e Agnaldo Melo.
Premiação:
Campeão absoluto troféu + R$ 50,00
Feminino geral -  troféu
sub-16 troféu
sub-14 troféu
sub-12 troféu
sub-10 troféu
sub-08-troféu
todas das categorias medalhas até o 3º lugar
Contato: 87-88091801 Professor Agnaldo Melo


Contato:74-88056510 Professora Adriana Soely

Fonte: Agnaldo Melo.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

China é Campeão da Olimpíada 2014

Hoje terminou a Olimpíada de Xadrez 2014, aconteceu na cidade de Tromso(Noruega), onde teve a participação de 177 países, a China foi a campeã e o Brasil teve uma grande participação ficando a frente de grandes potências do Xadrez Mundial, até o atual campeão Magnus Carlsen jogando pela Noruega ficou atrás.

Parabéns Brasil!

domingo, 10 de agosto de 2014

Pai do Xadrez

Feliz daquele que têm um pai e que ainda joga xadrez. Ai é ter muita sorte, sou orgulhoso de ser filho e aluno do professor Emidio José Santana, o pai do xadrez em Petrolina, então eu e nossa cidade agradecemos por sua existência, pois não teria momentos como esse.

Parabéns ao meu pai e  todos os pais do Mundo.

sábado, 9 de agosto de 2014

Andrielle é 2° lugar em Pernambucano

Sábado passado (2 de agosto de 2014), aconteceu a mais importante das nossas competições escolares anuais que é o Campeonato Pernambucano de Xadrez escolar realizado em Recife-PE onde só os campeões de todo o estado e respectivas categorias, onde teve  a participação dos melhores pólos do Xadrez escolar de Pernambuco. O torneio ainda teve para mim a melhor arbitragem dos últimos anos de Xadrez, Carlos Capivara, o mesmo já teve em torneios na nossa cidade.

Eu fiquei muito feliz, pois a minha aluna Andrielle Maria Galvão, superou toda expectativa na competição, mas através do seu empenho nos treinamento terminou em 2° lugar. Um grande marco para o CEMAM que com 2 anos de oficina de Xadrez já é uma realidade na nossa cidade e agora reconhecido em Pernambuco. Andrielle ainda detém o título de campeã Escolar de Petrolina na categoria Mirim e Pré-Mirim feminina e campeã do Nordestão Salesiano.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Andrielle vai em busca de mais um título

Sábado dia 02 de agosto 2014 acontecerá em Recife a etapa Pernambucana Escolar de Xadrez, onde sairão os representantes do Estado para jogar o Brasileiro que acontecerá em Londrina-PR. Petrolina vai ser representada pelos atuais campeões Pernambucanos: Michael Felippy , Matheus Augusto, Ramyres Coelho e Andrielle Maria Galvão que vai tentar  buscar seu primeiro título.

Andrielle, representante do Colégio Auxiliadora/CEMAM já mostra que é  uma grande promessa para o nosso esporte pois ela é a atual campeã do Nordeste entre colégios Salesianos, venceu a Copa Brasil Escolar LBX 2014, é Campeã Mirim e na categoria Pré-mirim Escolar de Petrolina.

Provavelmente a competição esse ano vai está mais forte, pois terá os representantes de Recife, com grandes enxadristas. O torneio deve ser mais organizado do que o de 2013 onde teve um dos maiores erros que já vi em uma arbitragem tirando o título de minha aluna Emanuelly de Castro. Esse ano quem estará a frente como árbitro Carlos Alexandre “Capivara”.

Que esse ano o jogo seja resolvido no tabuleiro como deve ser e que vença os melhores.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Luiz Eduardo é o novo Campeão Baiano

Foi realizado sábado 26 de julho o campeonato baiano escolar de xadrez 2014, na cidade de Simões Filho-BA onde o Vale do São Francisco foi bem representado por Luiz Eduardo Oliveira do colégio Objetivo, Jamily Amanda e Paloma Teles do Colégio Militar e Pablo Henrique do Colégio Decisão, os mesmos já tinham ganhado nas suas respectivas categorias na etapa dos Jogos Escolares de Juazeiro.

Luiz Eduardo conquistou o campeonato baiano na categoria infantil, num momento esperado e merecido do enxadrista, pois ele já se enquadra entre os melhores jogadores da nossa região e têm um futuro promissor no nosso esporte.  Com isso o atleta ganha a vaga para disputar os Jogos da Juventude em João Pessoa-PB, no mês de Setembro.  No evento ainda teve os 2° lugares dos atletas nas suas categorias: Jamily, Paloma e Pablo que estão de parabéns.

Lembrando também das pessoas que ajudaram a realizar esses feitos através dos treinamentos o professor Bruno Antunes, Agnaldo Melo, Henrique Melo e a professora Adriana Soely.

Parabéns a todos.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Armando prestigia evento em Petrolina

                                  Eu e Armando Vasconcelos
Alunos do Auxiliadora/CEMAM

                                    Foto do evento
Nos dias 19 e 20 de julho foi realizada a primeira Copa do Brasil Escolar de Xadrez, onde teve a participação de 88 enxadristas inscritos, de Petrolina, Paulo Afonso- BA, Sobradinho e da capital Pernambucana. A competição foi organizada por Agnaldo Melo, onde vejo dos poucos professores de Petrolina que teve  a competência de realizar um evento de grande magnitude em nível Escolar de Xadrez para nossa cidade. O torneio foi arbitrado por Raimundo Amorim.

O Vice Campeão Pernambucano Armando Vasconcelos veio prestigiar a Copa com seu aluno Marcos Antonio, que decidiu o título na categoria do 7º ano masculino contra o destaque da nossa cidade, Álvaro Cristiano. Eles tiveram que decidir no ARMAGEDON, uma partida de 5 minutos pois ficaram iguais em números de pontos no torneio e assim Álvaro, o aluno de Emídio Santana ganhou e ficou em 1º lugar na categoria.

Eu tive o prazer de conversar com Armando sobre nosso esporte e vi a importância dele para as nossas crianças em ter uma pessoa como ele no evento, um vencedor do nosso esporte.
Os atletas de Petrolina mostraram sua superioridade no cenário do Xadrez, ficando nas primeiras colocações, inclusive minhas alunas Andrielle Maria ficou em 1º na categoria dos 8° anos e Yasmim Carvalho ficou em 1º nos 7° anos com Raquel Gomes em 2°lugar na categoria, Ruan Teles ficou com o 5° lugar no 8° ano masculino.


Parabéns a todos que participaram do evento.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Agora à Copa é em Petrolina!


Organização:
Agnaldo Melo dos Santos


Programação
Sábado dia 19 de julho:
08h30minh: Confirmação das Inscrições;
09h30min: Abertura e congresso técnico;
10h00minh: 1º rodada.
14h00minh: 2º rodada.
17h00minh: 3º rodada.
Domingo dia 20 de julho:
10h00minh: 4º rodada.
14h00minh: 5º rodada.
17h00minh: 6º rodada.


20h00minh encerramento com entrega da premiação.